Segunda, 07 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Intercâmbio técnico viabiliza criação de abatedouro de aves em Paracatu

O projeto visa fortalecer a avicultura no município e beneficiar quem deseja regularizar o abate

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio Fonte: Fonte: EMATER
12/05/2021 às 15h31 Atualizada em 12/05/2021 às 15h38
Intercâmbio técnico viabiliza criação de abatedouro de aves em Paracatu
Divulgação
Com o objetivo de estabelecer diretrizes para a instalação de um abatedouro no município de Paracatu, na região Noroeste do estado, a Emater-MG, promoveu um intercâmbio técnico entre o Departamento de Agropecuária e Abastecimento do município, o Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste (Convales) e a Cooperativa Agropecuária de Unaí (Capul). O empreendimento visa atender a uma demanda dos agricultores familiares, principalmente em relação à comercialização adequada dos produtos.

A visita aconteceu em Arinos, município que fica a 167 km de Paracatu, e é referência para a região por já ter um abatedouro de aves. O empreendimento neste município foi viabilizado graças à parceria entre Emater-MG, prefeitura e Cooperativa Agropecuária de Unaí (Capul).

De acordo com o gerente regional da Emater-MG em Unaí, Hector Carlos Barreto, a parceria do abatedouro de Arinos foi consolidada em 2019, sendo que a Emater-MG, com o auxílio de recursos do programa Minas Sem Fome, fez a doação dos equipamentos do abatedouro para a prefeitura. Enquanto essa, por meio de um Termo de Permissão de Uso com a Capul, organizou a gestão do local.

Desta forma, o processo de instalação do abatedouro de Arinos é uma referência para o de Paracatu. O gerente explica que o objetivo do intercâmbio, realizado em abril, foi conhecer o abatedouro referência e fortalecer a atividade de avicultura do município e da região.

"Acredito que desde a implantação do abatedouro em Arinos, movido por uma ação de parceria do poder público e entidade privada, o noroeste de Minas hoje conta com uma referência no sentido de desenvolvimento rural a fim de promover a atividade de avicultura e, por consequência, o fortalecimento da agricultura familiar, fazendo com que a mesma seja geradora de renda, emprego e melhoria da qualidade de vida dos agricultores e desenvolvimento dos municípios", afirma Hector Barreto.

O diretor do Departamento de Agropecuária e Abastecimento de Paracatu, Caio Silva Quirino, diz que espera inaugurar o abatedouro ainda este ano e o empreendimento trará melhorias para a região e para o município, que tem na agricultura familiar a principal fonte geradora de renda e emprego.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.