Sábado, 05 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Polícia Civil credencia cooperativas e associações para coleta e descarte de resíduos sólidos

Entre os materiais contemplados pela medida de preservação ambiental e saúde estão lacres e placas de veículos

Por: Da Redação Fonte: Secom Minas Gerais
23/04/2021 às 10h10
Polícia Civil credencia cooperativas e associações para coleta e descarte de resíduos sólidos
Foto: Reprodução

Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) está credenciando pessoas jurídicas, como cooperativas e associações de reciclagem ambientalmente aptas, para coleta, transporte e descarte de resíduos sólidos provenientes das atividades do  Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). A iniciativa tem como meta preservar a saúde pública e a conservação do meio ambiente, ao providenciar a destinação adequada aos materiais inutilizados, a exemplo de lacres e placas de veículos.

Continua após a publicidade

O credenciamento foi regulamentado pela PCMG na Portaria 1715/2018, considerando a Política Estadual de Resíduos Sólidos, detalhada na Lei nº 18.031/2009. De acordo com o documento, os interessados, obrigatoriamente, precisam estar habilitados no órgão ambiental competente e manifestar interesse por meio de protocolo direcionado ao Detran-MG.

“Ao dar destino correto a esse material, a medida contribui para a preservação do meio ambiente e respeita as políticas públicas voltadas a esse fim. Além disso, dá solução ao problema da guarda dos objetos, em especial, as placas de identificação veicular, que podem se acumular em depósitos e afetar também a saúde pública”, afirma o delegado Matheus Cobucci, chefe da Divisão de Registro de Veículos do Detran-MG.

Continua após a publicidade

Documentação

No protocolo de solicitação de credenciamento, deve ser apresentado ato constitutivo, cartão de inscrição do CNPJ, documentos pessoais dos sócios, habilitação do motorista responsável, apólice de seguro de veículo e carga, e comprovação de regularidade com a  Secretaria da Fazenda e com a Previdência Social, quando for o caso.

Os credenciados firmarão contrato com vigência de 12 meses, que pode ser prorrogado por igual período. O Detran-MG estabelecerá o cronograma para coleta dos materiais, determinando as datas e os horários.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.