Sábado, 08 de Maio de 2021 17:03
(38) 99966-3864
Cidade Paracatu Vacina

Vacinação contra a covid-19 para pessoas de 64 anos é nesta terça-feira em Paracatu

A aplicação da primeira dose do imunizante acontecerá até o meio dia em três unidades de saúde.

19/04/2021 11h22
Por: Paulo Sérgio Fonte: Com informações / assessoria prefeitura
Imagem da Internet
Imagem da Internet

Na terça-feira dia 20 de abril, a população de 64 anos começa a ser vacinada contra a Covid-19. A aplicação da primeira dose do imunizante acontecerá no Centro de Hemodiálise, PSF da Vila Mariana e PSF da Bela Vista, entre 8h e 12h.

De acordo com a  prefeitura, a vacinação será feita em esquema Drive-Thru, para garantir o distanciamento social na fila. Mas as pessoas deste público que estiverem sem carro também serão vacinadas. A Secretaria de Saúde planeja iniciar a vacinação da população de 63 anos, na sexta-feira, dia 23 de abril, nos mesmos locais e horários. Contudo, o início deste público dependerá do quantitativo de doses que sobrarem do público de 64 anos.

Para receber a dose, a pessoa precisa pertencer ao grupo que está sendo vacinado e portar RG, CPF e, se tiver, carteirinha de vacinação.

Segunda dose

A Secretaria Municipal de Saúde, ainda informou que na quinta-feira (22), será aplicada a segunda dose da vacina em idosos acima de 70 anos. Esta dose é destinada às pessoas que receberam a primeira aplicação em 24 de março.

A secretaria alerta que as pessoas retornem ao mesmo local onde receberam a primeira aplicação. Por exemplo: um idoso recebeu a primeira dose no PSF da Vila Mariana, ele deve retornar ao mesmo posto para receber a segunda dose.

A secretaria de saúde ressalta que as vacinas têm seu efeito completo a partir do 14º dia da aplicação da segunda dose, e a vacinação tem mostrado resultados positivos na cidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, até 19 de abril, 2.108 pessoas haviam recebido as duas doses do imunizante, destas, apenas uma havia necessitado de hospitalização. E não houve nenhum óbito de pessoas que receberam as duas doses da vacina.

Vacinação da população Quilombola

Encerra hoje a etapa do Plano de Vacinação da primeira aplicação da dose do imunizante na população Quilombola. Foi iniciada na quinta-feira, dia (15), a vacinação dos quilombolas no São Domingos e na Unidade do Sesc.

Vacina contra a gripe

A campanha de vacinação contra a gripe continua em todo o município. Nesta primeira etapa, que vai até 10 de maio, estão sendo vacinados contra a influenza crianças de 6 meses a 6 anos, grávidas e puérperas (mulheres que tiveram filhos recentemente) e profissionais de saúde.

Até sexta-feira, já haviam sido aplicadas quase mil doses de vacina contra a gripe no município. Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação contra a Influenza reduzirá casos cujos os sintomas são semelhantes aos da Covid-19, desafogando o sistema de saúde.

O Ministério afirma que a vacinação contra a Covid-19 deve ser priorizada, em caso de a data de vacinação dos dois imunizantes coincidir. O intervalo entre a vacina contra a Covid-19 e contra a gripe deve ser de 14 dias.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.