Sábado, 08 de Maio de 2021 17:04
(38) 99966-3864
Cidade Paracatu Água contaminada

Engenheiro é autuado por fazer captação irregular de água no Córrego Rico em Paracatu

A captação das águas contaminadas eram para irrigar as plantações de lavouras, por meio de pivots.

19/04/2021 10h38
Por: Paulo Sérgio
Divulgação Polícia Militar Ambiental
Divulgação Polícia Militar Ambiental

Um engenheiro de 35 anos, foi autuado pela Polícia Militar Ambiental (PMA) por fazer captação irregular de água no Córrego Rico em Paracatu.

De acordo com a Polícia do Meio Ambiente, na manhã última sexta-feira (16) os policiais realizavam uma operação de fiscalização a usuários de recursos hídricos e atenderam uma denúncia anônima do disk denuncia 181.

A polícia ambiental compareceu em uma fazenda na região Santo Aurélio, zona rural de Paracatu, onde de acordo com a denúncia, a fazenda estava promovendo a captação irregular de recursos hídricos.

Segundo a PMA, a suposta captação se dava no sentido de retirar águas contaminadas por arsênio, chumbo e outros derivados químicos provenientes de mineração no córrego rico, lançando-as em uma represa da fazenda, por meio de uma tubulação de 500 milímetros de diâmetro e cerca de 6 km de distância. O reservatório fica localizado em outro córrego dentro da área da fazenda.

A captação das águas contaminadas eram para irrigar as plantações de lavouras, por meio de pivots. O responsável pela fazenda, um engenheiro de 35 anos de idade, não tinha autorização para fazer a captação das águas do córrego.

Ainda segundo a polícia, a captação não estava dentro da conformidade da outorga, bem como o local da captação, no córrego rico. Diante da situação, as atividades de captação foram suspensas, as bombas que faziam sucção da água do córrego para lançamento no outro afluente foram interditadas com lacres. O engenheiro foi orientado quanto aos direitos da fazenda.

Ainda dentro da fazenda, foi localizado um outro desmate para instalação de pivot, também sem autorização.

Diante da situação, foram lavrados autos de infrações ambientais e um boletim de ocorrência para as demais providências legais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.