Quinta, 03 de Julho de 2025
14°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Nova maternidade é inaugurada no Hospital Universitário Atenas em Paracatu

O novo espaço é alugado e todos os equipamentos e os profissionais que atuarão na maternidade estarão vinculados à administração municipal.

Paulo Sérgio
Por: Paulo Sérgio Fonte: Com informações / prefeitura de Paracatu
08/04/2021 às 11h24
Nova maternidade é inaugurada no Hospital Universitário Atenas em Paracatu
Divulgação / Prefeitura de Paracatu

Aconteceu nesta quarta-feira (7) a inauguração da Nova Maternidade de Paracatu. A nova maternidade está instalada no Hospital Universitário Atenas (HUNA).

Continua após a publicidade

A nova maternidade vai atender toda Microrregião de Unaí e começa a funcionar na próxima semana, com 100% de sua capacidade. Neste novo local, a maternidade terá a sua capacidade de atendimento ampliada.

A maternidade realiza, em média, 100 partos por mês, atendendo cerca de 15 mães por dia.  “Neste novo espaço, muito em breve, teremos condições de duplicar e até triplicar a capacidade de atendimento”, explica Vinicius Biulchi, secretário de Saúde de Paracatu.

Continua após a publicidade

Segundo Biulchi, a ocupação do novo espaço foi pensada visando a humanização do atendimento, oferecendo aos pacientes quartos mais amplos e bem equipados. Ainda de acordo com o secretário, a Maternidade funcionará como um braço do Hospital Municipal: “É uma recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) que as maternidades funcionem fora do ambiente hospitalar”, explica.

“Na nova maternidade também serão oferecidos diferentes tipos de atendimentos às mamães: apoio psicológico, serviços de nutrição, fisioterapia e de pedagogos”, diz Biulchi.

Com a migração da maternidade, o Hospital Municipal terá capacidade emergencial de ampliação de leitos para tratamento contra a Covid-19. Segundo Biulchi, quando a pandemia passar, esses leitos serão adaptados e utilizados para o cuidado de pessoas com transtornos mentais.

O novo espaço é alugado e todos os equipamentos e os profissionais que atuarão na maternidade estarão vinculados à administração municipal, disse o secretário de saúde.

Com essa inauguração, afirma Biulchi, a saúde de Paracatu pavimenta o caminho para se tornar referência em atendimento neonatal em âmbito nacional. “Acredito que até o final do ano tenhamos uma UTI neonatal aqui em Paracatu. Estamos trabalhando para isso”, concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.