Sábado, 05 de Julho de 2025
13°C 27°C
Paracatu, MG
Publicidade

Firmado acordo emergencial para atendimento aos usuários do transporte metropolitano

Protocolo foi estabelecido entre Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade e empresas após ampliação da onda roxa no estado. Readequação deverá ser analisada em prazo de 48 horas

Por: Da Redação Fonte: Secom Minas Gerais
16/03/2021 às 15h20
Firmado acordo emergencial para atendimento aos usuários do transporte metropolitano
Arquivo / Seinfra

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra)firmou, com as empresas concessionárias do transporte coletivo metropolitano, um protocolo emergencial para readequação dos quadros de horários à demanda real de passageiros.

Continua após a publicidade

A medida é decorrente das mudanças motivadas pela vigência da onda roxa do plano  Minas Conscienteem todo território mineiro, a partir desta quarta-feira (17/3), conforme anúncio do governador Romeu Zema.

Dessa forma, o novo protocolo estabelece que:

Continua após a publicidade

1.      A Seinfra terá prazo de 48 (quarenta e oito) horas para análise dos pedidos de redução de horários realizados pelos concessionários, podendo admitir a redução imediata nos casos em que haja queda brusca de demanda;

2.      As empresas concessionárias terão o prazo de 48 (quarenta e oito) horas para apresentar proposta de aumento de viagens, quando solicitado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade;

3.      Caso as empresas concessionárias não apresentem proposta aderente à solicitação de aumento de viagens da Seinfra, a própria secretaria determinará o quadro de horários a ser cumprido;

4.      Todas as análises de demanda serão realizadas com dados atualizados dos dias imediatamente anteriores, tendo em vista a dinamicidade das alterações em virtude das decisões governamentais.

Canal de reclamações

As manifestações dos usuários do transporte coletivo agora são registradas na Ouvidoria-Geral do Estado (OGE-MG)por meio do telefone 162, dígito 9. O usuário poderá acompanhar o andamento por meio do protocolo gerado no atendimento. A OGE-MG contatará os pontos focais na Seinfra e no DER-MG para o tratamento das demandas.

Além do telefone, os usuários continuam tendo à disposição os demais canais de atendimento, como o site da OGEe o aplicativo MG app.

Já as solicitações de serviços, tais como criação de linhas e novos horários, serão mantidas no site do DER-MGe também pelo aplicativo de serviços estaduais MG app.

Consórcio Ótimo, que reúne todos os concessionários do transporte metropolitano, continuará recebendo as demandas relativas ao Cartão Ótimo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.