Prazo para registro de candidaturas termina no dia 15 t> Visite-nos no Google+
noticias
http://paracatunews.com.br
loading
13/08/2016, 22:59:40
cb8ee93baa83e901fb78132d2df58b90.jpg
Prazo para registro de candidaturas termina no dia 15
Neste domingo 14 de agosto, os cartórios eleitorais funcionarão de 13h às 19h.

Os partidos políticos têm até a próxima segunda-feira (15) para apresentar aos cartórios eleitorais os pedidos de registro de candidatura para as eleições municipais deste ano. A Justiça Eleitoral mineira preparou um esquema especial para atendê-los na reta final deste prazo, lembrando que, no caso do pleito municipal, o pedido de registro é feito diretamente aos cartórios eleitorais responsáveis por cada município. Quando há mais de um cartório no município, os pedidos são feitos perante o Foro Eleitoral local. Neste sábado e domingo, dias 13 e 14 de agosto, os cartórios eleitorais funcionarão de 13h às 19h.

No dia 15, os cartórios também funcionarão normalmente, inclusive nos municípios onde é feriado. Nessas cidades, à exceção de BH, o horário de atendimento será de 13h às 19h. No Foro Eleitoral de Belo Horizonte e nos municípios onde não há feriado, o horário será de 12h às 19h.

Os pré-candidatos aos cargos de prefeito e vereador devem ter sido escolhidos em convenção partidária, realizada entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. Para fazer o pedido de registro, os partidos políticos devem ficar atentos às orientações do Guia do Candidato, que tem todas as informações sobre condições de elegibilidade, documentos necessários e acesso ao sistema CandEx, entre outros detalhes. Esse manual pode ser consultado no site do TRE, na página Eleições 2016 / Registro de candidatura.

População pode ficar de olho nos candidatos

Os eleitores podem acompanhar de perto todos os registros entregues à Justiça Eleitoral. Basta acessar o sistema DivulgaCand, que também está disponível no site do TRE. Dentro da ferramenta, a página de cada candidato apresentará os dados pessoais, propostas de governo e informações sobre recursos arrecadados e gastos de campanha. Até ao meio dia desta sexta-feira (12), já constavam no DivulgaCand os dados de 8092 candidatos de Minas Gerais.

Paulo Sérgio