Grave derramamento de terra no Santa Isabel causa interrupção de abastecimento de água em Paracatu t> Visite-nos no Google+
noticias
http://paracatunews.com.br
loading
29/11/2017, 10:16:10
22cf2189b22524408d629fbb5d9bb140.jpg
Grave derramamento de terra no Santa Isabel causa interrupção de abastecimento de água em Paracatu
Diante do grave crime ambiental, responsáveis da empresa de 40 anos e o Engenheiro Eletricista de 59 anos, foram presos por danos ambientais.

A Captação de água feita no ribeirão Santa Isabel que abastece o município de Paracatu, tem enfrentado dias difíceis, antes pela escassez hídrica que castigou a população por cerca de dois meses, agora o principal manancial de abastecimento da cidade, está sofrendo com um grave derramamento de terra que foi descoberto nesta semana.

O Programa Rota do Crime apresentou nesta terça-feira (28) uma reportagem que revelou o real motivo que obrigou a Copasa a interromper o abastecimento de água no município na manhã do último Domingo. A companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa) chegou a emitir uma nota em seu site, informando que o abastecimento de água na cidade de Paracatu, teria sido interrompido na manhã de domingo (26), devido má qualidade da água bruta do ribeirão Santa Isabel, com inviabilidade de tratamento no momento. Ainda segundo a nota da companhia, técnicos da empresa estava trabalhando para solucionar o problemapara retomar a produção na Estação de Tratamento de Água (ETA). 

O caso ganhou uma repercussão muito grande na cidade e voltou a preocupar os moradores de Paracatu, que não entendia o que realmente estava acontecendo. Já na manhã da segunda feira (27) o Radialista Ailton Pinheiro, recebeu uma grave denuncia que uma empresa estava realizando a terraplanagem de cerca de 300 hectares e que a terra vermelha estava atingido, a área de preservação permanente (APP) e sendo levada  pela chuva diretamente para o ribeirão Santa Isabel.

Diante do grave crime ambiental a Polícia do Meio Ambiente, foi acionada e constatou que o desastre estava sendo feíto por meio de serviços de desmatamento e terraplanagem realizado pela empresa ‘Solaire Paracatu’ para instalação de placas solares, para a produção de energia elétrica na região.

Com este serviço realizado pela a empresa próximo ao manancial do ribeirão Santa Isabel, uma grande quantidade de terra vermelha caiu dentro do Santa Isabel, o que causou grande turbidez da água sendo impossível o tratamento da água para o abastecimento do município.

Os responsáveis pela empresa Solaire Paracatu, disseram a policias que estavam sabendo do evento e que o fato iniciou na última sexta-feira (24/11), porém nenhum contato ou comunicação foi feito aos órgão responsáveis.

A Gerente Regional da Copasa Elenice Loubak, afirmou que o fornecimento de água na cidade foi interrompido baseado no controle de operação da ETA registrado até a noite do dia (26/11), onde foi constado a presença de sólidos que inviabilizaram tecnicamente o tratamento para abastecimento da população.

Diante do grave crime ambiental, os responsáveis pela empresa Solaire Paracatu, de 40 anos e o Engenheiro Eletricista de 59 anos, foram presos pelos os danos ambientais causados em área  de preservação permanente

O problema pode estar ainda longe do fim, já que estamos em período de chuvas, o que pode novamente arrastar mais terra para dentro do Ribeirão Santa Isabel. Responsáveis pela a empresa “Solaire” foram orientados a tomar medidas emergenciais necessárias para supressão do risco, ou minimizar o impacto ambiental cientificando pelo o órgão ambiental.

O portal não conseguiu um contato com a assessoria de imprensa da empresa, ou responsaveis para falar sobre o ocorrido.  

 

Paulo Sérgio/Paracatunews

Foto da Capa: Reprodução/WhatsApp
Confira as fotos:
8915f1a930cb85cf8b66bb4bb1737ac9.jpg
991f1d0047f4746c19e674b3e121aa48.jpg
81101399e501a216644bf12f0ce592e4.jpg